Levanta e inventa!
- Alma Thomas
- 15 de jul. de 2015
- 2 min de leitura

Esta semana é o inicio de um ciclo novo na minha vida. Estou começando a pre-produção de um novo disco! Organizando rascunhos de múicas semi-prontas e embarcando num desafio, Um disco de duo! Como muitas sabem tenho um duo com o Guitarrista incomparável, Thiago Trajano. A mais de dois anos tocamos no TribOz, uma casa de música que é referencia no Rio de Janeiro de música de qualidade, mas também um importante local na cidade para músicos e compositores.
Tendo a oportunidade trabalhar semenalmente numa formação tão intimo, num espaço livre é um privilégio. Acredito que meu cresimento como artista e musicista deve muito a minha experiencia com Thiago. Em duo tem uma serie de dificuldades positivos para quem busca liberdade na improvisasão. Você naturalmente acaba desenvolvendo a capacidade de criar uma independência harmonica e de uma certa forma isso libera a gente das amarras traditionais de "combo" play, ou em outras palavras, pratica de conjunto.
Numa banda, cada um tem uma função no arranjo para dar estrutura as composições, para que as solistas ou cantores podem andar livremente numa selva de ritmo e harmonia dançando juntos. Em duo, isso é virado de cabeça para baixo. Nesse novo ambiente esta selva maravilhosa tem que estar dentro do imaginario do músico. E acabamos fazendo um resumo de todos os elementos de um conjunto completo nas nossoas ideias musicais. E em muitos casos complementando as ideias musicais do nosso parceiro, para construir uma paisagem musical completo.
Papo cabeça, sei, mais a simplicidade e os novos espaços que estamos oferecidos nesse desafio valoriza muito o silêncio. Agora quando eu toco com uma banda, a minha apreciação de um "back beat" gostoso o um baixo que valoriza o som inteiro de cada grave redondo, me traz uma calma. E automaticamente, meu canto se simplifica e a expressão é a essência de cada som.
Só uma reflexão, mãos a obra!
Beijos da Alma
Comments